Agentes de segurança do MetrôRio fazem curso de formação

Publicado por:

Categorias

Compartilhar

Já pensou o que fazer se um objeto pessoal cair nos trilhos? E se perder algum pertence na estação ou dentro da composição? E como conduzir um deficiente visual? Essas são situações corriqueiras em meio ao grande volume de passageiros que circulam nas estações do MetrôRio. Ao todo, são 880 mil embarques diariamente. E são os agentes de segurança que atuam nestes e em diversos outros casos, como pessoas que precisam de primeiros socorros médico, resgate de vítimas e até noções de eletricidade.

Estes profissionais, que em alguns casos chegam a trabalhar a muitos metros abaixo da superfície, passam por um rigoroso treinamento com duração de mais de cinco meses, com carga horária total de 688 horas de aulas, com o objetivo de proporcionar uma viagem tranquila para os clientes.

MetrôRio - segurança
Foto: Divulgação

No curso de formação para agente de segurança do MetrôRio, empresa do grupo Invepar, são ministradas disciplinas que vão muito além da defesa pessoal. Ao todo, são 24 módulos diversos, como: noções de direito, eletricidade básica, combate à incêndio, primeiros socorros e condução de pessoas com deficiência, por exemplo. As etapas de avaliação incluem prova escrita, oral e prática, de acordo com cada módulo.

MetrôRio conta com 458 agentes de segurança

Atualmente, a concessionária conta com 458 agentes de segurança. E se engana quem acha que são somente homens. Do total de agentes, 30 são mulheres. É o caso da Rute Calheiros, agente de segurança na estação Central. “Tive a oportunidade de trabalhar em grande eventos, como as Olimpíadas, Copa do Mundo, Rock in Rio e Jogos Paralímpicos. Também já fiz parte do Grupamento de Operações Especiais. Atualmente, uma mulher atuando em cargos tradicionalmente ocupados por homens é uma realidade. E sinto orgulho de fazer parte deste grupo”, afirma Rute, que começou como operadora de vendas, em 2009.

O instrutor no curso de formação Jailson Tenório começou como sua carreira como agente de segurança, em 2003. Após sucessivas promoções, atualmente ele ministra aulas. Mais que passar conhecimento, ele vem transformando a vida de muita gente. “É gratificante saber que eu faço parte do desenvolvimento profissional e dos sonhos das pessoas. Os alunos chegam cheios de expectativa. Muitos se tornaram meus amigos. O treinamento é árduo, mas é preciso ter persistência”, disse Jailson.

Para ser um agente de segurança, é preciso ter Ensino Médio completo e disponibilidade de horário para trabalhar em regime de escala. Os interessados em futuras oportunidades podem cadastrar seu currículo acessando o endereço www.metrorio.com.br/trabalhe-conosco.

Compartilhar

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free online course
download micromax firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy course