“Amazônia Legal” estreia na TV Brasil

Publicado por:

Categorias

Compartilhar

“Amazônia Legal”, uma série sobre desenvolvimento sustentável estreia na TV Brasil, nessa madrugada de quinta (8) para sexta (9), à meia noite. A série documental também é exibida em horário alternativo, aos domingos, às 23.

Em treze episódios de 26 minutos, o engenheiro agrônomo e documentarista Ramom Morato percorre a Amazônia em busca de projetos socioambientais que unam desenvolvimento econômico com preservação da natureza. Cruzando estados como Amazonas, Acre, Pará, Tocantins e Maranhão, Ramom desvenda a maior floresta tropical do mundo. Ele também apresenta a produção de itens típicos da região, como açaí, guaraná, borracha,entre outros.

De acordo com o jornalista Welder Alves, idealizador, diretor e roteirista da série, a ideia é divulgar a importância da região para o Brasil. “Buscamos tornar as informações dinâmicas, acessíveis e longe do superficial. Pensei em uma série que pudesse servir como vitrine para modelos econômicos sustentáveis que deram certo na região”, explica Welder.

O jornalista conta que a produção fugiu de estereótipos e olhares simples sobre a região. “Vamos além do produto já que também abordamos o contexto social, cultural, educativo e econômico dos significados que este produto carrega para aquele povo. Não é só vocação econômica: há muita história nele também”, afirma o diretor da série.

Para ajudar a falar sobre a região, a série procura trazer olhares múltiplos. Por isso, o programa traz depoimentos de moradores e de especialistas, como economistas e cientistas.

Episódio de estreia

Episódio de estreia fala sobre o café agroflorestal. (Foto: Divulgação/TV Brasil)

No primeiro episódio, Ramom Morato viaja até o município de Apuí, no sul do Amazonas. Distante 408 km da capital amazonense, o município tem um dos maiores índices de desmatamento da região.

Ali, o apresentador conhece o café agroflorestal. A matéria prima é cultivada sem agrotóxicos a partir de um arranjo entre produtores, associações, instituições e organizações não governamentais.

Festival Folclórico de Parintins

Festival de Parintins. (Foto: Divulgação/TV Brasil)

Em outro episódio, o apresentador combina cultura com economia sustentável ao falar sobre o Festival de Parintins. O apresentador investiga a tradicional festa dos bois Garantido e Caprichoso que movimenta a economia da cidade e gera milhares de empregos. Porém, o que o apresentador deseja descobrir é se os três dias da festa é capaz de sustentar a cidade durante o ano inteiro.

Amazônia Legal

Meia-noite de quinta para sexta. Domingo, às 23h.

TV Brasil.

Compartilhar

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download
download intex firmware
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=