CCBB Rio recebe Festival de Filmes sobre Deficiência

Publicado por:

Categorias

Compartilhar

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro recebe a mostra “Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência” até 4 de novembro. Com programação completamente gratuita, o festival traz 38 filmes de 20 países que abordam temas como deficiência e acessibilidade. Após o Rio, o festival passará por Brasília, entre 12 e 24 de novembro, e São Paulo, entre 27 de novembro a 9 de dezembro.

A mostra conta ainda com quatro debates. Sempre às 19h, serão discutidos temas como Autismo (31/10) e Moradia assistida (01/11). A programação também prevê duas oficinas, de 16h às 18h: O Que Você Vê, com Moira Braga (26/10) e Sentidos, com Matheus Trindade (2.11). Também serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais ligados ao tema.

Esse é o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas inclusivas nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates). Além disso, as sedes dos CCBBs são acessíveis para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Destaques do fim de semana

Além do Espectro
“Além do Espectro”, conta a história do menino Oskar de dois anos que é diagnosticado com autismo. (Foto: Divulgação)

A programação do fim de semana conta com filmes como o longa canadense “Além do Espectro”, de Steven Suderman. A obra conta a história das mudanças que acontecem na família do pequeno Oskar de dois anos quando é confirmado seu diagnóstico de autismo. O filme será exibido no sábado (26), às 14h30

Ainda no sábado, às 19h30, será exibido o longa alemão “Menina de Areia” de Mark Michel. Ele mostra o universo de uma jovem escritora que não pode falar ou andar. Ainda sim, ele traz um ensaio documental sobre liberdade e percepção.

No domingo (27), o longa russo “Casa da Liberdade”, de Maxim Yakubson, será exibido às 17h30m. A obra traz os primeiros anos da vida de uma jovem russa que sai do hospital psiquiátrico e vai para uma pequena cidade para poder viver com outras pessoas com deficiência.

Fechando a programação, três curtas-metragens sobre personagens com síndrome de down compõem o horário das 19h30m, no domingo (27). Do Reino Unido, “Diálogo entre Richard Hunt e Sonia Boue”, de Richard Hunt; o belga “Retorno de Sooi”, de Marc Bryssinck e o israelense “Rei Shimon”, de Ariel Mayrose. A classificação dos filmes é livre, exceto “O Retorno de Sooi Dingemans”, destinado a maiores de 14 anos. A programação completa você encontra no site do Festival.

Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro/RJ.

Até 4 de novembro.

Quarta a segunda, das 9h às 21h.

Classificação livre. Exceto para “O Retorno de Sooi Dingemans” (14 anos).

Entrada franca.

Compartilhar

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download karbonn firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download