Conheça mais sobre Anderson Cassimiro

Publicado por:

Categorias

Compartilhar

Anderson Cassimiro premiado produtor de elenco e agente de atores

Há quem diga que existem personagens que nasceram para um ator. A relação é quase de almas gêmeas, porém em uma alma só. Esta é uma das funções de Anderson Cassimiro. Fazer o casamento perfeito entre talentos que ainda nem foram descobertos e personagens que precisam de um intérprete. O olheiro que tornou-se também um grande agente de atores, foi premiado na categoria “Melhor Pesquisa e Produção de Elenco” no Prêmio Globo de Entretenimento pela série “Suburbia”, onde iniciou Erika Januza.

Anderson Cassimiro - Foto: Luca Oliva / Divulgação
Anderson Cassimiro – Foto: Luca Oliva / Divulgação

Mineiro de apenas 44 anos, Anderson assume seu trabalho como sua grande paixão. E está envolvido nele a todo momento. “Essa é a minha vocação: identificar talento, carisma e star quality em um dia comum de meio de semana, na sutileza de um sorriso, na eloquência e naturalidade de um papo informal. A minha atuação é diária, seja numa estação de metrô, num evento social, aeroporto, praia… Para buscar talentos exige paciência e dedicação. Estar atento a cada oportunidade e ter um olho clínico para o talento. Sou um observador de pessoas e adoro estudá-las.”

Para quem está começando
Anderson ministra cursos e workshops por todo o Brasil, em parceria com o preparador de elenco Ricardo Connti e fonoaudiólogas. Mas para quem não teve acesso a esse material, o agente dá algumas dicas para começar e encontrar boas oportunidades.

“As pessoas diferenciadas não precisam de muito para se destacar. Elas brilham por si só, em qualquer situação. Hoje a teledramaturgia brasileira mudou muito. Beleza não é sinônimo de sucesso algum e cada vez mais, o mercado busca pessoas com uma boa preparação. Tem que ter segurança, profundidade e naturalidade para interpretar. Cada vez mais, as grandes emissoras de TV e as produtoras de cinema. Dão oportunidades às pessoas sem experiência, mas que possuem um talento que elas nem imaginam. Todo o brilho é de dentro pra fora. Se a pessoa reconhece isso, é sucesso na certa.”

Virada de chave e sequência de trabalhos na Globo
Dono de sua própria empresa de agenciamento, Anderson começou do zero em um mercado ultracompetitivo, e destaca este como o momento mais difícil de sua carreira. Mas logo teve sua grande virada, justamente em “Suburbia”, seu trabalho mais premiado. Escrita e dirigida por Luiz Fernando Carvalho, a minissérie tornou conhecida a atuação da protagonista Erika Januza, descoberta por Anderson em testes por todo o estado de Minas, com mais de 2.500 candidatas.

Por meio deste trabalho, estreitou laços com a Rede Globo e adicionou ao currículo pesquisas de elenco para “Meu Pedacinho de Chão”, “Malhação”, “O Canto da Sereia”, “Dois Irmãos”, “Em Família” e “Velho Chico”.

Anderson Cassimiro - Foto: Luca Oliva / Divulgação
Anderson Cassimiro – Foto: Luca Oliva / Divulgação

No cinema, consolidou sua carreira fazendo pesquisa de elenco para o longa-metragem “Pelé”, “O Candidato Honesto” e “Pixinguinha – Um Homem Carinhoso.” Após a ampla atuação nacional, sediou sua empresa no Rio de Janeiro. Com intuito de continuar expandindo seu negócio e fomentar a arte através de novos talentos.

“A melhor fase pra mim é sempre o atual momento. Pois, ou você está vencendo ou está aprendendo com os desafios. A minha palavra de todos os dias é gratidão. A gratidão move a minha vida por 24 horas. Nunca imaginei chegar onde estou hoje. Venho de família simples, do nordeste de Minas. Tenho uma história de superação e me espelho na batalha dos meus pais para dar a mim e aos meus irmãos uma boa formação e valores éticos e familiares”, diz ele.

TV x Netflix
A mídia de modo geral está se reinventando. A geração que se movia apenas pelas telenovelas e séries das grandes emissoras ficou para trás. Dando grande espaço ao streaming. Anderson vê o fato como uma abertura para novos talentos, e não um fator limitante. “Com a chegada das plataformas de streaming, e outros canais fechados de TV, o mercado do audiovisual veio para dar uma crescente guinada”. E completa falando sobre os impactos em seu próprio trabalho: “Em nosso escritório temos muitas demandas de trabalhos para as plataformas de streaming. Vários atores estão sendo lançados nesses novos veículos, alguns até priorizando esses trabalhos. Novos produtos estão sendo exibidos, gerando grande visibilidade e oportunidades para todos”, afirma.

Sobre o reconhecimento de talentos para os novos meios, o olheiro diz não mudar. “A busca é a mesma! Não muda em nada. O que importa é o ator fazer um bom trabalho. E se o trabalho é bem feito, com certeza, ele será visto e contactado para outros produtos em outros veículos de comunicação”.

Grandes descobertas
A empresa Anderson Cassimiro Casting e Agenciamento de Atores, não se limita ao Brasil e possui um casting de atores por aqui e no exterior, todos voltados ao mercado audiovisual. Alguns destes são uma seleção exclusiva de Anderson, as grandes apostas da empresa. Para estes, é feita gestão de carreira e acompanhamento, além de cursos de aprimoramento, fonoaudiologia, imagem e toda a preparação para o mercado a médio e longo prazo.

Com a responsabilidade de grande aposta, é cobrado desses talentos mais estudos e cuidados com a imagem: “Gosto de trabalhar a pedra a ser lapidada. Quando criança, eu sempre quis ser artista, mas devido às dificuldades da época, nunca tive oportunidades, tudo era muito difícil, e não tínhamos acesso às informações.  Em toda a minha infância, eu queria entrar dentro do aparelho de TV preto e branco, para ver se o que tinha dentro daquela caixa, era real. Hoje, eu realize sonhos. E na verdade são os meus sonhos de infânia. Sinto essa criança interior dos anos 80, em cada talento que vai se destacando. Cada talent que se destaca, possui a minha identidade, o meu desejo.”

Anderson Cassimiro - Foto: Luca Oliva / Divulgação
Anderson Cassimiro – Foto: Luca Oliva / Divulgação

Entre essa seleção, duas atrizes que estrearão na TV em 2020, Ana Bárbara Malaquias e Bárbara Brito; Bruno Lourenço, já conhecido no cinema, além de grandes talentos infantis, como Nicolas Cruz. Que chegará como protagonista ao cinema em 2020 e já trabalha como dublador com apenas 12 anos, Julia Galvani, grande promessa da teledramaturgia, entre outros grandes talentos. “Quando fechamos uma exclusividade com atores, para fazermos a gestão da carreira, ambos tem que se unir. Como se fosse um casamento, para alcançar o sucesso juntos. É uma parceria e comunicação diária, mas acima de tudo muito comprometimento, estudo e seriedade com o trabalho”, explica Anderson.

Para o futuro
O próximo ano promete grandes surpresas. Segundo Anderson, a proposta de um dos trabalhos mais desafiadores de sua carreira está em vista. “Recebi uma demanda que ainda está sendo ajustada. Mas será um dos trabalhos mais incríveis que eu já produzi. Pois tem a ver com os grandes mitos do cinema hollywoodiano. Marlon Brando, Al Pacino, Robert de Niro, Bete Davis, Audrey Hepburn, James Dean e Alain Delon.”

Quanto a visão pessoal, o objetivo continua sendo crescer e trazer ainda mais oportunidade e visibilidade a talentos escondidos. Minha meta é aumentar minha cartela de clientes. Emplacar artistas em grandes emissoras em 2020. Estou confiante”, almeja, e descreve sua motivação: “O desejo que vem da alma sustenta o sonho e traz a consistência necessária para o meu trabalho. Penso também que, em alguns momentos, contribuo na promoção da dignidade das pessoas, no regaste com o outro. Muitas me agradecem. Contando que o fato de apenas serem chamadas para um teste, ou serem fotografadas, se sentem mais valorizadas. Esse reconhecimento, esse brilho no olhar, não tem preço”.

Compartilhar

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download micromax firmware
Download WordPress Themes
free download udemy paid course