Guitarrista Chico Pinheiro se apresenta no Cena Instrumental

A sexta edição inédita do programa Cena Instrumental recebe o guitarrista e compositor Chico Pinheiro. O programa será exibido nesta terça (28), às 22h30, na TV Brasil. O músico faz performance do seu repertório autoral e bate-papo com a apresentadora Bia Aparecida no Espaço Cultural BNDES.

“A coisa lúdica da música permanece sempre. Parece que quando eu vou tocar desliga uma coisa aqui e liga outra aqui e a gente entra em outro estágio. Sempre foi assim. Até hoje é. O encantamento permanece… “, reflete o convidado.

Chico Pinheiro foi finalista desta edição do Grammy com o álbum “Sorte! Music by John Finbury” que reúne ainda a cantora Thalma de Freitas, o pianista Vitor Gonçalves, o percussionista Rogerio Boccato e o baterista Duduka Da Fonseca ao baixista americano John Patitucci. O disco concorreu na categoria de Melhor Álbum de Latin Jazz.

Elogiado por grandes nomes como Edu Lobo e Bob Mintzer, o músico paulista, com quase 30 anos de carreira, mostra técnica impecável e originalidade nas composições. No palco, mistura jazz, samba e bossa nova. O repertório traz músicas de seus discos “Chico Pinheiro” (2005), “Nova” (2007), “There is a storm Inside” (2010), e, também, do mais recente, “Varanda”, de 2017.

Cena Instrumental - Chico Pinheiro - Bia Aparecida - TV Brasil
Chico Pinheiro é entrevistado por Bia Aparecida no Cena Instrumental. (Foto: Divulgação TV Brasil)

Parceiro de personalidades como Aldir Blanc, Paulo César Pinheiro, Chico César, entre outros grandes nomes da MPB, Chico Pinheiro já colaborou com astros como Herbie Hancock, Placido Domingo, Ed Motta, César Camargo Mariano, Rosa Passos e o cubano Roberto Fonseca. Hoje com 44 anos, o artista atua profissionalmente desde os 15.

Durante o show, gravado com exclusividade pela TV Brasil no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro, Chico Pinheiro (violão e guitarra) é acompanhado por Armando Marçal (percussão), Edu Ribeiro (bateria), Bruno Migotto (baixo) e Tiago Costa (piano). A apresentação está disponível no aplicativo EBC Play.

Sobre o Cena Instrumental

Admirada no país e no exterior, a música instrumental brasileira ganha uma janela para o público no programa Cena Instrumental. A produção apresentada na TV Brasil pela jornalista e cantora Bia Aparecida está no ar na programação de verão da emissora pública.

Com direção de Enio Puello, o Cena Instrumental propõe abrir os horizontes da música na televisão aberta ao mostrar toda a inventividade, potência e criatividade desse estilo que não se prende a gêneros ou a rótulos.

Jazz, rock, blues, regional, frevo, baião, choro e baladas são algumas das sonoridades executadas. Sempre com liberdade e improvisos que atestam o virtuosismo dos convidados.

O programa apresenta personalidades consagrados e também artistas da nova geração que mesmo com pouco tempo de estrada já se destacam no cenário musical.

O Cena Instrumental ainda traz entrevistas exclusivas com os convidados o que aprofunda a experiência do público com o universo da rica música instrumental brasileira.

Uma das próximas atrações que a emissora apresenta nessa sua nova produção é a performance do Quarteto Jambu. Os artistas trazem um repertório autoral que mistura elementos do jazz, MPB, pop e música de concerto.

Os shows e as entrevistas do programa ficam na página da produção no site da TV Brasil. Os espetáculos podem ser conferidos, ainda, no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS.

Chico Pinheiro no Cena Instrumental

Terça (28), às 22h30. Na TV Brasil e no aplicativo EBC Play, disponível para Android e iOS.