LER – Salão Carioca do Livro começa na quarta (20)

Publicado por:

Categorias

Compartilhar

A terceira edição da feira literária LER – Salão Carioca do Livro começa nessa quarta (20) no Rio de Janeiro. Conhecido como o maior evento aberto do livro, o festival tem entrada franca e uma programação repleta de atividades interativas. Dessa forma, cada visitante pode se sentir parte integrante da experiência que é a LER. O Salão Carioca reúne uma série de oficinas, debates, saraus, contações de histórias, exposições e atividades multiculturais. A feira segue até o dia 24 de novembro.

LER - Salão Carioca
Foto: Divulgação

Socialmente comprometido, o evento literário deixa legados para a cidade. Se em 2018, a LER reabriu a Biblioteca Parque Estadual, em 2019, vai revitalizar o Campo de Santana. O parque vai sediar o evento junto da Biblioteca Parque. Outro legado da LER 2019 vai ser a reabertura da Biblioteca Parque do Alemão, fechada desde 2016.

Segundo o curador Julio Silveira, a LER é um festival que celebra a língua portuguesa! “Vejo a LER como uma grande oportunidade para recuperarmos o que tem se perdido ultimamente. O diálogo, a troca de ideias, a inspiração mútua. Em tempos de polarização radical, tentamos trazer para as mesas da LER toda uma gama de pontos de vista diferentes, com leitores de todos os perfis e origens. Para que todos possam ver o que temos em comum. Mas que também possam apreciar e aprender com as diferenças para, quem sabe, construir e criar juntos”, afirma.

Novidades da LER – Salão Carioca 2019

Outra grande novidade, é que o festival dará vida a um projeto do antropólogo Darcy Ribeiro. Durante o evento, uma passarela vai ligar o Campo de Santana à Biblioteca Parque Estadual.

Neste ano, os grandes homenageados serão Luis Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura e Elza Soares. Monteiro Lobato também será celebrado com uma exposição em parceria com a Biblioteca Nacional, além dos diversos encontros com especialistas nas obras do autor. Na mostra, o público poderá conferir obras raras e o processo criativo dos personagens de Monteiro.

LER - Salão Carioca
Foto: Divulgação

A programação conta ainda com espaços temáticos. Eles promovem encontros intimistas entre o público e os convidados. Terá ainda um Circo Literário e apresentações teatrais baseadas em obras de autores clássicos como Shakespeare e Machado de Assis.

A acessibilidade e inclusão são alguns dos pontos altos da LER. A feira trabalha em todas as suas edições atividades como as leituras em braile e em libras, visitas guiadas e a confecção de livros sensoriais.

Os espaços da LER – Salão Carioca do Livro 2019

Um dos destaques da programação da LER é o Café do Livro. O espaço é reservado para bate-papos entre autores com perspectivas diferentes sobre a criação de obras, história, política e identidade. As composições das mesas privilegiam o diálogo criativo entre atividades ou pontos de vistas diferentes, favorecendo a diversidade. Monja Cohen, Sergio Sant’anna, Marcelo Rubens Paiva, Ondjaki e Arthur Dapieve são alguns dos nomes confirmados.

No Palco da Palavra serão realizadas apresentações individuais ou entrevistas sobre um tema ou uma obra, com a presença de pensadores e criadores. O público poderá conferir apresentações, palestras e lançamentos de livros. Estão confirmados nomes como Francisco Cuoco, Sérgio Sá Leitão, Pedro Salomão, Thiago Lacerda e Marcos Veras.

Com curadoria de Verônica Lessa e Volnei Canônica, o Espaço Era Uma Vez apresentará atividades durante todo o evento para o público mirim da LER. “Pensamos em um espaço voltado para a criação e a imaginação. Com inúmeros autores que representam a criatividade da literatura infantil brasileira” declara Verônica. Entre as atividades estão slams de ilustração, Sarauzinho, música e literatura, curtas de animação de livros infantis e muita contação de histórias.

Já no Espaço #JOVEM, o público poderá conferir bate-papos entre artistas consagrados, quadrinistas, e autores. Entre os nomes, destacam-se Marcelo Quintanilha, Luly Trigo, Babi Dewet, Zeca Baleiro, entre outros. Também será possível conhecer o trabalho de artistas independentes do mundo dos HQ’s e literatura fantástica, cosplayers, e participar de oficinas de caricatura, storyboard, roteiro, desenho, animação entre diversas outras.

Na Tenda dos Autores, no Campo de Santana, a programação será para alunos do Ensino Médio e Fundamental II. Haverá apresentação de peças teatrais educativas e literárias e encontros com autores que privilegiam o diálogo e estreitam a relação do jovem com a leitura. Os confirmados são Mc Marechal que trará a Batalha do Conhecimento, Jessé Andarilho, Mano Brown e Fernanda Takai.

Público poderá conferir a 5 exposições

Além da exposição em homenagem a Monteiro Lobato, o público poderá conferir outras 5 mostras: Arte Sustentável, de Marcos Lanzieiro, O Poder do Shojo Mangá, uma exposição que busca difundir a arte do mangá Shojo através de reproduções de desenhos de mangás japoneses publicados durante os anos 50 e 60, Esculturas de personagens clássicos, com obras de Leonardo Salinas, o projeto Amazon Shouts, uma plataforma que agrega artistas propondo uma reflexão sobre a Floresta Amazônica e a exposição Harry Potter e o Cálice de Fogo, inédita no Brasil.

“A LER – Salão Carioca do Livro foi criada para elevar a paixão pela leitura em todas as idades e contextos sociais, aproximando leitores e autores. O evento reúne todos os agentes da cadeia do livro e da economia criativa. Além de fortalecer o livro e a leitura, trazendo e trocando conhecimentos durante os seus, agora 5 dias de realização”, explica Jerônimo Vargas, diretor da LER.

As inscrições para as atividades serão no próprio local. Elas iniciam 1 hora antes de cada atividade programada.

A 3ª edição da LER conta com o patrocínio da Refit, Estácio, Fundação Cesgranrio, Grupo Cataratas, Grupo Pestana, Fresenius Medical Care e Riopar, parceria institucional do Sesc RJ e Fecomércio RJ, apoio da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, apoio de mídia da TV Globo e da Itabus, além de uma rede de apoiadores e colaboradores.

LER – Salão Carioca do Livro 2019

Biblioteca Parque Estadual e Campo de Santana – Centro – Rio de Janeiro/RJ.

20 a 24 de novembro, das 10h às 21h.

Compartilhar

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course
download lava firmware
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=