Monobloco desfila no domingo (1)

Publicado por:

Categorias

Compartilhar

Nascido em 2000 para resgatar o movimento dos blocos de rua, o Monobloco começou com uma pequena oficina que ensinava batucada. Fez o seu primeiro desfile no Rio de Janeiro ao final do primeiro ano de vida. Assim, se tornou oficialmente um bloco de Carnaval. A partir daí, ano após ano, o bloco passou a reunir cada vez mais foliões. Até que finalmente mudou de itinerário à medida que seu público crescia, arrastando multidões em seus desfiles.

Muito além de um bloco do carnaval de rua, o Monobloco forma percussionistas nas oficinas e workshops que ministra de forma permanente, nas três cidades onde desfila: São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, onde tudo começou. Os ritmistas dão identidade local à proposta do Monobloco, fazendo das baterias referência no carnaval de rua. O grupo chega aos 20 anos como um movimento musical brasileiro colaborativo, que transforma o indivíduo em coletivo através da música.

Monobloco
Foto: Taty Larrubia

Sobre a trajetória de 20 Carnavais, Pedro Luís, um dos fundadores do Monobloco, comenta. “Tudo já pulsa diferente de duas décadas atrás. Mas o som do tambor e seu magnetismo são indiscutíveis. A massa vem atrás, atraída pela linguagem da interação, do descompromisso, questionando com “porque parou”, ansiando pelo “só mais um pouco”. Afinal, é carnaval. E o que pra nós é ano inteiro, pra quem segue o cortejo tem final. Pra nós é sempre recomeço. Já há vinte anos e nos próximos 20!”.

Uma nova identidade visual, criada pela agência 6D, dá continuidade à estética urbana da identidade visual original do Monobloco. A noa identidade busca inspiração nos cartazes “lambe-lambe”.  Para Celso Alvim, um dos fundadores do Bloco e maestro das baterias, “a força motriz do Monobloco, que nos fez chegar até aqui, 20 anos depois, são os batuqueiros. Gente que se aproxima da música, do Carnaval, da Rua. E descobre o prazer de tocar bem. São eles que nos moverão rumo aos próximos 20 anos”.

Thais Macedo segue à frente do desfile, no posto de Rainha da Bateria. A charanga, formada por um potente naipe de metais, que esteve presente nos dois ensaios da Fundição Progresso, vai aquecer o público no início do desfile. No repertório do Carnaval 2.0 do Monobloco, além do novo single “Esse Meu Rio”, a mistura de estilos segue prevalecendo. “Pro dia nascer feliz”, “Explode Coração”, “Onda diferente”, “Descobridor dos sete mares”, “Sonífera Ilha”,“Toda forma de amor”, além de clássicos do repertório do Monobloco, como “Taj Mahal”, “Fio Maravilha” e “É Hoje”, estão garantidos no desfile que volta o ocupar a rua 1º de março dia 01 de março.

MONOBLOCO 2.0 – Desfile dia 01 de março

Trajeto e horário – Concentração 8h / Início desfile: 9h na rua 1º de Março / Centro

Compartilhar

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download intex firmware
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download