Peça de Tônia Carrero ganha edição em livro

Publicado por:

Categorias

Compartilhar

“Amigos Para Sempre”, peça de teatro escrita pela eterna Tônia Carrero (1922-2018) e Luís Artur Nunes ganha versão em livro. O lançamento acontece dia 11, na Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro.

“Tive a sorte, o privilégio de ter como amigos algumas das figuras mais fascinantes, mais importantes do meu tempo”. A frase era uma das falas de Tônia em “Amigos para sempre”. E a afirmação nada tem de exagerada.  A artista teve a sorte de desfrutar da amizade dos nomes mais relevantes das nossas artes. Não somente do teatro, seu métier, mas também da Literatura, da música e das artes visuais. Eram nomes como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Nelson Rodrigues, Rubem Braga e Paulo Autran, entre outros.

Tônia Carrero
Foto: Milton Curan

A vontade de homenagear essas figuras foi a mola propulsora da peça, que estreou em 1996 e, devido ao sucesso, ficou em cartaz até o ano 2000. Vinte e três anos após ganhar os palcos, o texto é editado em livro. “Amigos para sempre” (Ibis Libris) marca os 70 anos de carreira que Tônia completaria. A organização e introdução são assinados por Luís Artur Nunes. O prefácio é do ator e diretor Carlos Thiré, neto da atriz. Já a jornalista Deolinda Vilhena e o ator e dramaturgo Leonardo Thierry assinam as apresentações da obra. O livro traz também fotos, além de fortuna crítica e reproduções de textos escritos para (ou sobre) a atriz, um dos grandes nomes da sua geração.

Dez foram os amigos escolhidos por ela. São eles (em ordem alfabética): Aníbal Machado, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Heitor Villa-Lobos, Manuel Bandeira, Nelson Rodrigues, Paulo Autran, Rubem Braga, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. E o mesmo é o número de cenas da peça, acrescida de prólogo e epílogo. Cada cena segue uma premissa: Tônia fala,na primeira pessoa, sobre o autor/amigo que vai interpretar. Ela conta, por exemplo, como o conheceu e relata causos  e  episódios saborosos desse convívio.

Em seguida, ela interpreta textos escritos por eles, que podem ser desde uma crônica ou conto a poemas. Alguns nomes fogem à regra. Ao falar de Tom Jobim, por exemplo, Tônia arremata a cena com texto sobre o maestro, escrito pelo arquiteto Paulo Casé na ocasião da morte do compositor. Ao lembrar da amizade com Paulo Autran, ela brindava o público (e agora leitores) com trechos de duas das peças de Shakespeare que encenou com o amigo: “Macbeth” e “Otelo”.

Tônia Carrero
Foto: Divulgação

A edição de “Amigos para sempre” é ricamente ilustrada com imagens, muitas delas do acervo da própria Tônia Carrero, além de transcrições de textos para ela, alguns em fac-símile– como o bilhete do casal Tom e Ana Jobim, gaiatamente assinado (algo comum em se tratando de Tom) como “Anatom (o melhor colchão)” —  e também artigos sobre a artista, assinados por grandes nomes como Ruy castro, Nélida Piñon, Ronaldo Bôscoli ou mesmo seu próprio filho, o ator Cecil Thiré.

Voltando à peça, ela tem como um de seus trunfos o de ser, também, um roteiro dramático, que permitia à atriz inserir ou mesmo  improvisar comentários sobre os amigos escolhidos. A ideia inicial era a de que Tônia falasse de improviso, mas  –“ bicho de teatro” que era –,   tinha a necessidade de saber o texto de cor. Luís Artur passou então a gravar essas improvisações e a editá-las, trazendo de volta ao ensaio textos definidos para Tônia decorar, mas sempre guardando na interpretação o frescor da fala espontânea.

Ao elencar memórias e fatos relacionados aos próprios amigos, Tônia Carrero acaba por revelar pormenores de sua personalidade – e da própria vida. E a persona pública, atriz deslumbrante (em todos os sentidos) revela-nos muito da mulher que foi Maria Antonieta Portocarrero. Mulher de nome austero, mas a quem os amigos (esses mesmos por ela escolhidos) chamavam de Mariinha. Tônia e Luís Artur acabam por ir além:  jogam luz sobre um Brasil que não pode cair no esquecimento. Ainda que este seja o desejo de alguns.

“Amigos para sempre”, de Tônia Carrero e Luís Artur Nunes

Editora: Ibis Libris

Lançamento: dezembro de 2019

Formato:  21 X 28cm, brochura

Número de páginas: 232

Preço: R$ 60

Compartilhar

Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download lava firmware
Free Download WordPress Themes
udemy course download free