TV Brasil exibe desfile da Independência

Publicado por:

Categorias

Compartilhar

TV Brasil realiza uma grande cobertura especial para a transmissão, ao vivo, do tradicional desfile cívico militar direto da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A programação acontece no dia da Independência, amanhã (7), a partir das 7h.

No início da manhã, às 7h, um especial sobre a data traz reportagens especiais com temas como os Fuzileiros Navais, a Esquadrilha da Fumaça e a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Às 7h30, exibe os melhores momentos da cerimônia de troca da Bandeira Nacional, realizada no dia 1º de setembro.

Às 8h, além do desfile no Distrito Federal, a emissora pública apresenta informações sobre as comemorações da independência do Brasil em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Câmeras exclusivas na Esquadrilha da Fumaça

Esquadrilha da Fumaça
Esquadrilha da Fumaça faz apresentação durante desfile 7 de Setembro. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A cobertura jornalística do desfile de 7 de setembro tem início às 8h. Representantes das Forças Armadas comentam o desfile, ao lado dos apresentadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que faz a gestão dos veículos públicos como TV Brasil, Rádio Nacional e Agência Brasil.

O público pode participar da transmissão por meio das redes sociais utilizando a hashtag #TVBrasilno7 durante a cerimônia. Essa cobertura ao vivo do desfile também pode ser acompanhada na web nos perfis da TV Brasil no Twitter, Facebook e Youtube.

A grande novidade são as imagens que vêm do alto, de câmeras exclusivas posicionadas dentro dos aviões do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, a Esquadrilha da Fumaça.

Além disso, o público pode explorar recursos de interatividade durante a transmissão televisiva, como uma maquete virtual do desfile e informações históricas da data.

“Já existe grande ansiedade pelos telespectadores na transmissão do Desfile 7 de Setembro. Isso porque a TV Brasil, a cada desfile, além de apresentar todos os detalhes do evento, sempre lança alguma novidade na tela”, pontua o Diretor de Conteúdo e Programação da EBC, Vancarlos Alves.

Na programação, está prevista ainda uma entrevista exclusiva com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Militar, o pai de Mourão esteve na FEB como oficial.

O especial sobre a independência com a transmissão do desfile cívico militar será reapresentado pela emissora pública no mesmo dia, no final da tarde, às 18h.

Programação especial inclui rádios da EBC e Agência Brasil

Nas Rádios da EBC, de 8h às 12h, as emissoras Nacional Amazônia, Nacional Alto Solimões e Nacional Rio de Janeiro estarão em rede com a Rádio Nacional de Brasília e retransmitirão trechos da cobertura da TV Brasil.

Emissoras parceiras de todo o país contarão um pouco sobre as comemorações em cada estado. O programa Na Trilha da História apresenta edição especial, alusiva ao Dia da Independência. A atração semanal mistura entrevistas sobre a história do Brasil e músicas do tema,

Na web, a Agência Brasil fará a cobertura do evento e das autoridades presentes. Conteúdos especiais serão produzidos pela equipe de redes sociais dos veículos da EBC. A cobertura será feita pelos perfis @TVBrasil@tvbrasilgov e @ebcnarede.

“São meses de preparação para que tudo esteja testado e pronto para exibição do Desfile da Independência do Brasil. A EBC preparou um esquema especial para 2019, que contou com a participação de muitos profissionais e de todas as equipes e plataformas da empresa”, destaca o Diretor de Conteúdo e Programação da EBC, Vancarlos Alves.

Durante toda a Semana da Pátria, a EBC recebe, via WhatsApp, contribuições do público sobre histórias referentes às comemorações de 7 de setembro. Os vídeos enviados serão exibidos pela TV Brasil em sua programação. Os conteúdos devem ser repassados pelo aplicativo para o número (61) 998678787.

Pré-estreia de três produções na TV Brasil

Logo após a transmissão do desfile cívico militar, a TV Brasil exibe a pré-estreia de três produções, a partir do meio-dia. Novidades na programação da TV Brasil para o segundo semestre, as séries “Fortes do Brasil”, “Faróis do Brasil” e “Missão Olímpica”, vão ao ar a partir do meio-dia.

Fortes do Brasil
Fortaleza de Santa Cruz é tema do primeiro episódio do “Fortes do Brasil” (Foto: Divulgação TV Brasil)

A primeira atração é a série documental “Fortes do Brasil”. O documentário conta histórias e curiosidades sobre as principais fortalezas o país, desde a construção até os dias atuais. A ideia é mostrar a importância delas para a história do Brasil. O episódio vai até a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Niterói. Essa primeira leva de edições entra no ar em 26 de setembro, às 22h30.

Faróis do Brasil
“Faróis do Brasil” apresenta Farol da Barra. (Foto: Divulgação TV Brasil)

Logo depois, às 12h30, a segunda temporada da série “Faróis do Brasil” é o destaque da emissora pública que nessa nova sequência de episódios inéditos apresenta quatro faróis da Região Nordeste, no estado da Bahia. O episódio apresenta o Farol da Barra, primeiro farol erguido nas Américas. A nova temporada estreia em definitivo a partir do dia 12 de setembro, às 22h.

Missão Olímpica
As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o ouro na classe 49er FX da vela dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na regata final na Baía de Guanabara (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Por fim, às 13h, a TV Brasil apresenta uma nova série documental que mostra o preparo dos atletas brasileiros para as competições internacionais, como os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. O especial “Missão Olímpica” acompanha o treinamento dos representantes do país para os Jogos Mundiais Militares que acontecem em outubro, na China.

Programa Especial visita Museu da Independência

Foto: Divulgação TV Brasil

Em homenagem ao Dia da Independência, o “Programa Especial” apresenta uma edição temática neste sábado (7), às 13h30. A equipe foi conhecer parte dessa história do país, em São Paulo, às margens do Rio Ipiranga. Ali é onde foi proclamada a independência do Brasil de Portugal, há 197 anos.

Nessa edição, a repórter Fernanda Honorato entrevista Solange Lima, diretora do Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga. Ela conta o que a instituição planeja para a comemoração dos 200 anos da Independência em 2022. Ela ainda destaca a ampliação dos recursos de acessibilidade do edifício e das coleções do espaço para a reabertura em 2022.

Foto: Divulgação TV Brasil

Já Gustavo Torniero, que é cego, foi ao local conhecer o icônico quadro “Independência ou Morte”, do pintor Pedro Américo. Ele comentou suas impressões através da audiodescrição do quadro.

A produção também pode ser conferida no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android, iOS.

Programação especial da TV Brasil no Dia da Independência (7/9)

7h – Especial Independência do Brasil

7h30 – Cerimônia de troca da Bandeira Nacional

8h – Desfile cívico militar

12h – Fortes do Brasil

12h30 – Faróis do Brasil

13h – Missão Olímpica

13h30 – Programa Especial

18h – Desfile cívico militar (melhores momentos)

Compartilhar

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download karbonn firmware
Download WordPress Themes
free download udemy course