TV Brasil homenageia Jackson do Pandeiro

Publicado por:

Categorias

Compartilhar

A TV Brasil vai homenagear o músico paraibano Jackson do Pandeiro nesse sábado (31). A data marca o centenário do cantor, compositor e percussionista. Dois programas da emissora serão dedicados ao artista nordestino. Às 19h30, a TV Brasil exibe “Recordar é TV”, e às 21h30, será a vez de “Antenize”.

Em “Recordar é TV“, a emissora resgata imagens históricas de Jackson em programas da antiga TVE/RJ. Durante a década de 1980, o bamba passou por atrações como “Os Mágicos”, “Othelo e os cantores” e “Em algum lugar do passado”. O programa traz ainda entrevistas do músico a Araken Távora e Grande Othelo e depoimentos de Adelzon Alves, Albino Pinheiro, Alceu Valença e Chico Feitosa.

Nesses registros, Jackson relembra a infância e o início da carreira, fala de sua chegada ao Rio e dá uma verdadeira aula de música popular, além de cantar sucessos como “Chiclete com Banana” e “Sebastiana”.

Jackson do Pandeiro
Karina Cardoso entrevista Fernando Moura, autor do livro sobre Jackson do Pandeiro. (Foto: Crédito TV Brasil)

Já em Antenize, a apresentadora Karina Cardoso vai até a Paraíba. Lá, a equipe do programa participa do Festival de Artes Jackson do Pandeiro, em João Pessoa.

O programa traz ainda um bate papo com os diretores do documentário “Jackson, na Batida do Pandeiro”, Marcus Vilar e Cacá Teixeira. A apresentadora também entrevista o autor do livro “Jackson do Pandeiro: O rei do ritmo”, Fernando Moura.

O programa ainda percorre por diversas cidades do interior do estado. Em Alagoa Grande, cidade onde Jackson nasceu. Lá, conhecemos Isaías Vicente, um artista intérprete de Jackson. Já, em Campina Grande, a emissora visita a exposição sobre o músico, no Museu dos Três Pandeiros.

Sobre Jackson do Pandeiro

Um dos maiores percussionistas que o Brasil já teve, o paraibano Jackson do Pandeiro nasceu em 31 de agosto de 1919. Artista autodidata, o músico trabalhou em rádios de João Pessoa e Recife.

Cantor e compositor de forró, samba e diversos outros ritmos nacionais como baião, xote, xaxado, coco, arrasta-pé, quadrilha e marcha, Jackson do Pandeiro tem em seu repertório mais de 400 músicas.

O artista faleceu aos 62 anos, em 10 de julho de 1982, em Brasília, por conta de uma embolia pulmonar e cerebral.

TV Brasil homenageia Jackson do Pandeiro

Recordar é TV – sábado (31), às 19h30, na TV Brasil.

Antenize – sábado (31), às 21h30, na TV Brasil

Os programas também estão disponíveis no aplicativo EBC Play, disponível para Android e iOS.

Compartilhar

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download
download huawei firmware
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=