Carnavalesco Tarcíscio Zanon é o convidado de hoje das Instasérie Eighteen

Vai ao ar hoje mais um episódio da Segunda Temporada da Instasérie Eighteen e o convidado do Apresentador e Digital Maker Wallace Safra é o Design e carnavalesco Tarcísio Zanon.

 

Zanon é um carnavalesco brasileiro, formado em designer gráfico e pós-graduado em Carnaval e Figurino. Foi campeão do Grupo Especial do carnaval carioca em 2020 com a Unidos do Viradouro. Também venceu a Série A pela Estácio de Sá nos anos de 2015 e 2019.

 

Conhecendo mais Tarcísio Zanon!

 

Tarcísio começou sua carreira artística ainda no interior, como carnavalesco da escola de samba de Santa Rita da Floresta. Em 2014, foi convidado pela Estácio de Sá para ser assistente do carnavalesco Jack Vasconcelos no desfile que deu a escola o vice-campeonato da Série A. No ano seguinte, foi promovido à carnavalesco da agremiação, dividindo os trabalhos com Amauri Santos. Em seu primeiro ano como carnavalesco no Rio, foi campeão com a Estácio no enredo que homenageou os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Com a vitória, a escola foi promovida à elite do carnaval. Tarcisio e Amauri foram mantidos na escola e passaram a dividir os trabalhos com Chico Spinoza. O enredo escolhido para 2016 foi uma homenagem à São Jorge.

Em 2017, o carnavalesco já levou o prêmio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro pela cenografia da peça “João e o Alfaiate”, da companhia Etc. e Tal. De volta à Série A, a Estácio manteve Tarcísio e Chico como carnavalescos. O desfile em homenagem ao cantor e compositor Gonzaguinha, morto em 1991, rendeu à escola o terceiro lugar. Para o carnaval de 2018, a Estácio manteve apenas Tarcisio como seu carnavalesco principal. Em seu primeiro trabalho sozinho, conquistou o sexto lugar com um desfile sobre o comércio popular do Rio de Janeiro. No mesmo carnaval, assumiu a função de figurinista do carnavalesco Alexandre Louzada, na Mocidade Independente de Padre Miguel. No carnaval de 2019, em mais um trabalho solo, desenvolveu o enredo “A Fé que Emerge das Águas”, sobre o Cristo Negro de Portobelo, conquistando seu segundo título na Série A com a Estácio de Sá.

Para 2020, foi anunciado como carnavalesco da Estácio em dupla com Rosa Magalhães, mas deixou a escola após receber uma proposta da Unidos do Viradouro. A escola de Niterói, que foi vice-campeã do carnaval de 2019, desfez a parceria com o carnavalesco Paulo Barros após este ser contratado pela Gaviões da Fiel, de São Paulo. Para substituir Barros, a Viradouro convidou Tarcísio e seu marido, o carnavalesco Marcus Ferreira. Pela primeira vez, o casal assinou um desfile juntos. O enredo escolhido foi “Viradouro de Alma Lavada”, uma homenagem às Ganhadeiras de Itapuã. A escola sagrou-se campeã após 23 anos e Tarcisio conquistou seu primeiro título na elite do carnaval. Para o carnaval de 2021, a Viradouro renovou o contrato com o Tarcisio e Marcus, que irão desenvolver o enredo “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria” que fará uma releitura do carnaval carioca de 1919, conhecido como o maior do século passado, destacando o sentimento dos cariocas que foram às ruas naquele ano para celebrar o fim da pandemia da gripe espanhola.

 

 

No bate papo com o Digital Maker Wallace Safra a profissional dialogará sobre cultura do carnaval e a construção plástica de um desfile e seus figurinos, abordando criatividade, pesquisa e leitura literária.

 

Quer saber mais sobre o carnaval e a construção desse espetáculo? Você já tem seu endereço e hora marcada.

 

Link: https://www.instagram.com/wallacesafrarj/