Skip to content
Trending
28 de junho de 2021Reality de Ivete Sangalo terá Antonella cantora transexual do Morro do Vidigal 22 de novembro de 2021Quitéria Chagas comemora o dia da Consciência Negra em feijoada na Império Serrano 3 de março de 2022Feijoada de carnaval do Windsor Barra reúne famosos em apresentação do Salgueiro e do Cordão da Bola Preta 8 de outubro de 2021A Fazenda 13: Victor Pecoraro joga garrafa contra Rico 7 de março de 2022Flavia Alves lança releitura de “Odara” 12 de maio de 2021Kaysar e Jéssica reacendem ‘ship’ do BBB em ‘No Limite’: ‘Que gatilho’ 25 de fevereiro de 2022Amanda Coronha lança “Amores Paradoxais”, música favorita dos fãs 15 de dezembro de 2021Fotojornalista Erbs Jr., lança o livro ” Vidas Importam “, sobre pandemia Covid-19 no Rio de Janeiro 24 de abril de 2022Eli Iwasa in Rio: tem agenda cheia na Cidade Maravilhosa, um aperitivo para o Rock in Rio 12 de abril de 2021Kim Kardashian comemora o aniversário de 3 anos da sobrinha, True: ”Luz em nossa família”
  sábado 21 maio 2022
  • Expediente
  • Contato
Universo Artistico
  • Home
  • Famosos
  • Internet & Músicas
  • Kids & Teens
  • Televisão
  • BBB
  • Carnaval
Universo Artistico
Universo Artistico
  • Home
  • Famosos
  • Internet & Músicas
  • Kids & Teens
  • Televisão
  • BBB
  • Carnaval
  • Expediente
  • Contato
Universo Artistico
  Cultura  Diretor Dimas Oliveira e elenco falam sobre as curiosidades por trás do filme “Sila”
Cultura

Diretor Dimas Oliveira e elenco falam sobre as curiosidades por trás do filme “Sila”

RedaçãoRedação—17 de fevereiro de 20220

Para quem pensa que é fácil trabalhar em um projeto audiovisual, está muito enganado. Além de toda uma pré-produção que requer planejamento e cautela, a gravação é mais um grande desafio e enorme passo para se produzir um filme, série, curta… O filme “Sila”, idealizado e dirigido por Dimas Oliveira, é um dos exemplos e carrega diversas curiosidades de set e incorporação dos personagens.

Com uma equipe composta por cerca de 45 profissionais da área e elenco, a produção foi gravada em Taubaté, interior de São Paulo. “Sila” conta a história dos sobreviventes do massacre de 1938 no sertão Nordestino, através da ótica feminina de Ilda Ribeiro, ex-cangaceira Sila. 

A temática do filme já diz tudo: figurino, maquiagem e demais recursos diferenciados. Além disso, 90% da história se passava em cenários externos, ou seja, precisavam contar com variáveis climáticas. “Tínhamos uma cena para filmar com dois atores que reclamavam do sol causticante, mas naquele dia o sol não quis colaborar e começou a chover. Tivemos que mudar o diálogo na hora e com muita rapidez, pois a chuva estava apertando. Eles agradeceram pela chuva que caia e deram a simbologia de que, até o céu chorava a morte do Capitão (Lampião)”, conta Dimas. 

More stories

Diretor Dimas Oliveira e elenco falam sobre as curiosidades por trás do filme “Sila”

17 de fevereiro de 2022

Cineasta Dimas Oliveira comenta sobre carreira de mais de 30 anos, filme “Sila” e o amor pelo audiovisual

12 de janeiro de 2022

Idealizado por Dimas Oliveira, história do ícone da música brasileira Cândido Botelho, é resgatada em filme documentário

10 de março de 2022

Filme “Sila”, que conta a história dos sobreviventes do cangaço, recebe 4 prêmios no Festival de Cinema da Serra da Ibiapaba

3 de fevereiro de 2022

Algumas cenas do filme não existiam no roteiro e foram criadas na hora, de acordo com as locações. “Quando você anda pelo meio do mato aparecem situações inesperadas, desde bichos (mortos) que não estavam na programação, até pessoas curiosas que apareciam e se assustavam com aquele bando de cangaceiros armados e isso tudo sem dar tempo de avisar que era um filme que estava sendo feito, teve gente que viu o grupo e saiu gritando. Falta de banheiro foi constante, fome, calor e cansaço, foram fundamentais para os atores, que utilizaram todas as dificuldades para compor seus personagens.  Mas o mais engraçado, foi ter que acender uma fogueira e ninguém sabia como fazer. Uma tarefa tão simples e que virou a grande dificuldade da diária”, completa o diretor.

Quanto às mudanças para incorporar um personagem no filme que aborda um tempo totalmente diferente do ano de 2022, o ator Mori Meirelle, que interpretou o papel do cangaceiro Zé Sereno, conta que foi uma grande responsabilidade dar vida ao protagonista masculino e também se tornou um processo difícil devido à história de Zé Sereno na produção. “Precisei interpretar um homem violento, muito diferente do que eu sou”, afirma o artista. 

“Além disso, o processo de me desprender do ego, da vaidade, foi um choque e contribuiu muito para a minha carreira, como se ela nascesse naquele momento, com Zé Sereno, um homem forte que me ensinou a ser um ator desprendido e abraçar com força as dificuldades e romper as barreiras da zona de conforto que construímos em nossa volta. Zé Sereno foi um presente em minha carreira”, diz Mori sobre o aprendizado. 

“Sem banho, apenas alguns minutos para comer alguma coisa, diálogos que eram alterados de acordo com as surpresas que o tempo nos apresentava, além de ter que estar na pele daquele homem violento o tempo todo. Detalhe, tive que deixar os pelos do corpo crescerem, cabelos, barbas, axilas e esquecer a vaidade. O dia mais engraçado foi quando tínhamos uma cena para filmar, onde os cangaceiros iam se banhar nus em um lago! Era inverno e a cena começou de madrugada. A água congelando e nós tínhamos que manter uma expressão tranquila. Foi muito difícil e até hoje sinto o frio daquele dia. Por tudo isso, pela escola profissional que é estar ao lado de um diretor como o Dimas Oliveira, é que digo que ele é meu mestre, meu grande amor” – completa o ator.

A atriz Dedé Duarte deu vida à cangaceira Neném. Sobre a construção da personagem, ela conta: “A Neném foi construída como uma mulher forte, para o filme, estava sempre séria e atenta. Às vezes passava raiva no olhar pela situação que a personagem vivia. Foi uma construção tensa, mas foi uma personagem construída para ser forte. Minha personalidade é totalmente diferente da personagem, sou alegre, brinco com tudo e todos e tive que assumir uma postura contrária à minha. Foi um verdadeiro e exaustivo processo de criação para viver a Neném”, afirma a atriz.        

O projeto, que traz um olhar diferente sobre o massacre de 1938 no sertão Nordestino,  saiu do papel a partir de financiamento coletivo de plataformas especializadas e muita garra e força de vontade. “Tivemos alguns apoiadores, mas nenhuma lei e nenhuma empresa patrocinadora máster, mas mesmo assim toda a equipe se cotizou, divulgando o projeto do filme através do sistema crowdfunding, onde conseguimos levantar uma quantia básica para arcar com as despesas mínimas da produção. Mas, o filme Sila, somente aconteceu através da parceria da equipe, que se revezava nos bastidores e frente à câmera, com uma vontade férrea de que tudo acontecesse. E aconteceu, apesar de todas as dificuldades, o filme, ganhou forma e conseguiu chegar até os festivais, graças a esse esforço coletivo, esse sonho de artista, dos verdadeiros artistas, que rompem barreiras acreditando em um sonho”, finaliza o diretor. 

A produção gravada em Taubaté conquistou no Festival de Cinema da Ibiapaba os títulos de “Melhor Direção de Fotografia de Filme Nacional”, “Melhor Direção de Arte”, “Melhor Trilha Sonora” e a categoria de “Melhor Atriz”, representada pela atriz Luana Dias, que interpreta a protagonista Sila na produção. 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do Portal Universo Artistico

Dimas Oliveira
FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditVKWhatsAppEmail
  • Related posts
  • More from author

Felipe Carrete fala sobre o lançamento de livro “Callahara”

17 de maio de 20220

Série LGBTQIA+ “Até Você Me Esquecer”, com Rodrigo Tardelli, é indicada a 2 festivais internacionais

17 de maio de 20220

Música de Jorge Aragão e Xande de Pilares Tem Releitura Com Thiago Córdeiro

20 de maio de 20220

Jessilane comemora nova conquista: “Consegui uma casa de condomínio, segura e ampla!”

20 de maio de 20220

Anitta posa com Lamborghini de R$ 3 milhões e recebe alfinetada de Melody: ‘Invejosa! Me copiou’

20 de maio de 20220

Virazóm traz show de Chitãozinho e Xororó em um formato inédito no Centro de Eventos RibeirãoShoppin

20 de maio de 20220

Cantor e compositor Hiick lança a romântica faixa “Imagina Nós 2”

20 de maio de 20220

“Coração Solteiro” é o novo single do cantor Vitor Leite em parceria com Fernanda Salgado

20 de maio de 20220

“Eu nunca pensei um dia estar entre os melhores, mas eu sempre dei o meu melhor” frase de Rony Jabour é escolhida a frase do ano

29 de dezembro de 2021

Modelo e influencer Natália Vasconcelos arrasa em viagem à Angra dos Reis

22 de junho de 2021

Marcus Montenegro e Beth Goulart em live comemorando a vida

9 de fevereiro de 2022

Kloe Libânio, modelo e digital influencer faz suspense com postagem no Instagram

16 de junho de 2021

Grupo Zaap estréia, abrindo o show do DJ Rennan da Penha no Rio de Janeiro

8 de agosto de 2021

Wesley Safadão assume traição a Thyane Dantas após nascimento da filha

7 de setembro de 2021

Via Fit e seu Dream Team

12 de junho de 2021

Taça das Favelas free fire anuncia retorno em formato maior

23 de setembro de 2021

Pablo Barros, comemora por estar no elenco da série infantil ‘Patrulha Canina’, dublando HubCap

20 de outubro de 2021

Jornalista Emiliano Macedo é contratado para representar o Brasil em empresa britânica

13 de maio de 2022

    Universo Artistico
    Fale Conosco via email contato@unioversoartistico.com.br

    # TRENDING

    lançamentoNovidadeEstreiaNovoegobrazilTvSérieNovelaPrograma de TvProgramaçãoGloboEntretenimentoTelevisãoRealityreality showNovelasProgramação da TvTv GloboRede GloboSéries
    © 2022 Universo Artistico - Todos os direitos reservados
    • Expediente
    • Contato