Em 1976, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia fizeram um show histórico para comemorar seus dez anos de carreira. Eles se reuniram na forma do grupo Doces Bárbaros. Em dezembro de 2002, depois de 26 anos, os quatro baianos se juntaram novamente para dois shows ao ar livre. Um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. O reencontro histórico foi registrado no espetáculo que aconteceu na Praia de Copacabana (RJ). A gravação se transformou no filme documental “Outros (doces) Bárbaros“. O longa tem direção de Andrucha Waddington. O encontro fez parte da série Pão Music, do grupo Pão de Açúcar, e reuniu cerca de cem mil pessoas só no Rio, em um cenário de cartão-postal.
Agora, o documentário “Outros (doces) Bárbaros” está disponível na íntegra no Canal da Biscoito Fino no Youtube, pela primeira vez em formato HD.
Lançado em 2004 no formato DVD (numa parceria da Conspiração Filmes com a Biscoito Fino), o repertório do memorável reencontro dos baianos em cena inclui clássicos como “Exotérico (Gilberto Gil), “Os mais Doces Bárbaros”(Caetano Veloso), “Fé cega, faca amolada” (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos), “O seu amor”(Gil), “São João Xangô Menino” (Caetano Veloso), “Chuckberry fields forever” (Gilberto Gil), “Um índio” (Caetano Veloso), além de uma canção que Gil compôs para o reencontro, chamada “Outros Bárbaros”. Cada qual cantou duas músicas dos discos que lançaram na época. O documentário registra ainda ensaios, bastidores da produção, entrevistas com os quatro e trechos da coletiva de imprensa que precedeu os shows, no Rio de Janeiro.