Criada pelos avós paternos, a Chayene Soares tem na veia o empreendedorismo.
“Sou de uma família onde as mulheres sempre trabalharam muito. Minha avó materna era deficiente física e trabalhava como artesã e camelô, e mesmo com pouca instrução conseguiu adquirir 5 imóveis no Rio de Janeiro.”
Originária da zona norte do Rio de Janeiro, a empresária iniciou cedo no mercado de trabalho com eventos e segundo ela o contato com o público foi o que ajudou a construir quem ela é hoje.

“Eu ia ser transferida para outro estado e não queria ir. Fui fazer a unha em uma um salão de uma rede franqueada e a manicure me contou havia participado de uma feira de franchising. Achei o ramo interessante, fiz contato com a empresa, mas quando tive a primeira reunião senti que faltava transparência e não me senti segura para fechar o negócio. E depois de inúmeras pesquisas decidi abrir a minha esmalteria.” – explicou Chay que hoje tem a sua loja Unhas+ no Centro do Rio de Janeiro.

Ela conta que iniciou o empreendimento na cara e na coragem “Peguei o FGTS, economias e o cartão de crédito da minha avó paterna que desde o início embarcou na minha “loucura”.
Para o futuro, a Chay visa um modelo de negócio autônomo, aonde não necessariamente a sua presença física seja necessária para as soluções e abrir mais 2 filiais próprias em outros estados.
A Chay deixa a sua dica para quem deseja empreender: “Estude muito o negócio que você deseja abrir. Você não precisa saber fazer, mas precisa sem dúvidas saber vender.
Se coloque no lugar do consumidor e fique sempre atento as tendências do mercado, saber um pouco de tudo e sobre marketing é muito importante. Trate o seu negócio como um filho e seja racional buscando o sucesso e passionalidade em excesso não é bom, não faça nada pela emoção passe o plano para um caderno e materialize as formas de chegar ao resultado final.
Chayene Soares: mulher, empresária e visionária.
** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do Portal Universo Artistico