Imagens de ativistas e personalidades integram a mostra * Programação paralela contará com conferência sobre diversidade nas empresas
Nos dias 21 e 22 de maio, a exposição Em Desconstrução vai propor, por meio de experiências sensoriais, a reflexão e o diálogo sobre Capacitismo, como são chamados a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência. A mostra acontece no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Nomes como Pequena Lo (perfil da influenciadora Lorrane Silva), Maria Júlia (primeira modelo brasileira com síndrome de Down a desfilar na Brasil Fashion Week e na semana de moda de Milão), o ator Luciano Szafir, a jornalista Flávia Cintra, a atriz Juliana Caldas e a atleta e palestrante Laís Souza foram fotografados para a campanha, assim como outras personalidades e ativistas.
Eles foram retratados por fotógrafos renomados a partir de uma estética de poesia visual. As imagens vão compor a exposição, uma iniciativa do movimento Em Desconstrução, projeto antipreconceito criado por Marcos Guimarães, designer ativista e fundador do Instituto Envolver Mover Tranformar (IEMT), para dar visibilidade, promover discussões e propor ações concretas em torno de preconceitos estruturais.

Conferência Metainclusão
Durante a mostra, foi realizada a Conferência Metainclusão, cujo tema é ‘Empregabilidade para pessoas com deficiência’. Especialistas compartilharão ideias e novos olhares para a diversidade nas empresas, uma iniciativa proposta por Renato Passos, curador do evento.
“É importante que existam espaços que promovam o diálogo e aumentem os níveis de consciência das empresas sobre essa pauta tão importante. E foi por conta dessa necessidade que a Loginter vem optando por realizar esses eventos”, afirma Igor Lopes, empresário responsável pelo evento.