Maria Gal viu seus planos mudarem de rumo, desde o ano passado, por causa da pandemia. Em otima fase a todo vapor nas gravações de : “As aventuras de Poliana” por 3 anos no ar, a atriz recebeu a notícia de que nova temporada seria cancelada por conta da COVID-19. No segundo semestre chegou o convite para participar do time do reality show “Bake off celebridades”, também no SBT. E aqui neste bate papo ela conta um pouco de sua trajetória profissional de lá para cá:
“Sou parceira da casa há muito tempo. Eles estavam buscando pessoas que não tinham ligação com confeitaria para participar do programa e daí surgiu a conversa”, lembra Maria Gal. Ao lado da atriz participam da competição Maisa Silva, Gabriel Santana, Fernanda Venturini, Robson Jassa, Marcello Airoldi, Renata Kuerten, Dalton Vigh, Thaís Pacholek, Dony De Nuccio, Renata Dominguez, Rodrigo Cintra, Monalysa Alcântara, Pyong Lee, Padre Alessandro Campos e Julio Cocielo. Tudo sob comando de Nadja Haddad, com os jurados Beca Milano e Olivier Anquier.
A atriz aceitou o desafio mesmo sem ter a menor experiência com o fogão. Ela entrou para um mundo dos confeiteiros num piscar de olhos confiando que não faria feio em meio aos colegas de cena.
“Aprender um pouco da confeitaria foi um desafio fantástico. Primeiro porque eu estava com uma professora muito boa, que é a Núbia Moraes. Ela deixou o aprendizado mais leve e encantador. Aliás, deixo aqui meu respeito pelos confeiteiros do Brasil. Confeitaria é uma arte extremamente difícil com inúmeras técnicas e realmente tem que ter muito amor pela confeitaria”, declarou a musa.
Maria Gal afirma que aprendeu muito com a experiência no reality e diz que adoraria participar de um outro reality show futuramente. Mas ao invés de ser participante, como apresentadora. “Ficaria muito feliz também com a possibilidade de apresentar. Não temos apresentadores negros no Brasil de reality e seria muito importante termos”, comenta. E ela justifica que, na pandemia, se dedicou a nova faceta: “Tenho apresentado alguns eventos on-line na pandemia para grandes empresas e estou amando essa outra vertente, tanto quanto atuar. Gosto muito de me comunicar, falar com o outro, ouvir histórias”.
1 – Conte mais detalhes de sua experiência participando de no reality de culinária BAKE OFF CELEBRIDADES TV?
Foi fantástico principalmente porque saí da zona de conforto. rsrs Cozinhar nunca foi meu forte ainda mais na confeitaria como foi o caso do “Bake Off Celebridades” ! Foi maravilhoso também porque conheci pessoas novas no programa, o clima de gravação e minha professora gênia de confeitaria @nubiamoraescakes
2 – Na Tv você atuou em várias produções tais como: Carrossel ,Joia Rara,As Aventuras de Poliana, Sob Pressão, Gabriela,Conselho Tutelar,Santo Forte, Carandiru e Outras Histórias, Amor em 4 Atos,A Felicidade de Margot, Entre o céu e a Terra e Stella Models. De todas estas qual a personagem que mais marcou e por que?
Sem dúvida a Gleyce de “As Aventuras de Poliana”. Não apenas pelo tempo de exposição, 3 anos ininterruptos na TV aberta e agora também no streaming, e exibição em Moçambique, mas também pela grande representatividade. A Gleyce foi a única personagem mãe de família negra no ar ininterruptamente por 3 anos no Brasil na TV aberta de 2016 a 2020. Uma personagem forte, ao mesmo tempo sensível numa trama que foi se empoderando ao longo de sua jornada de heroína.
3 – Além de atuar você também produz conteúdos através de sua produtora MARIA PRODUTORA, conte como é seu trabalho nesta área
Além de atuar como atriz, crio conteúdos para redes sociais e empresas, como influenciadora no IG @mariagalreal e como produtora, atuo como apresentadora e escrevo sobre diversidade em veículos de comunicação como a Vogue e Folha de SP (eventualmente). É um trabalho árduo pra conciliar a agenda com tantas frentes, mas ao mesmo tempo muito prazeroso porque trabalho apenas com que acredito. Falar sobre diversidade e representatividade negra é uma missão de vida. Então ter reuniões quase diárias com empresas, aliados e parceiros sobre o tema e projetos é ter certeza de que estou no caminho certo. Hoje temos alguns projetos em andamento. Desde longa metragem a programas no formato de entrevistas para plataformas e TV. É de fato muito exaustivo mesmo gravando em casa, por conta da pandemia.
4 – Quais são seus projetos atuais e para depois da pandemia ?
Atualmente estou gravando uma série de conteúdo para uma empresa de tecnologia onde entrevisto jovens da área de games e criadores de conteúdos. Também estou captando recursos para o filme, e 2 outros programas de entrevistas. Além disso tenho feito publicidade para as redes sociais e trabalhando na ampliação do meu instagram e da minha produtora MARIA PRODUTORA, que tem o foco de produzir filmes, séries, conteúdos para as redes sociais e programas de letramento que dialoguem com a temática racial.
Fotos: Camila Mendes
Beleza: Caty Pires
Realização: Marcia Dornelles @marciadornellescomunicacao
** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do Portal Universo Artistico