Abraçar parece ser um termo antigo e pouco citado em tempos de pandemia. O contato físico entre as pessoas, uma marca diferencial dos brasileiros, teve de ser reduzido – e até mesmo evitado – para diminuir a propagação do vírus. No entanto, essa demonstração de carinho é um ato considerado importante e recorrente, principalmente para as crianças, que já nascem em uma cultura marcada pelo afeto.
No Dia Nacional do Abraço, comemorado no último 22 de maio, é importante ressaltar a importância do gesto para as crianças. Pois a saudação tem o poder de comunicar e expressar sentimento sem o uso das palavras. Um abraço é importante para uma criança, pois ela tem sua existência no mundo muito pautada pelo corpo e, à medida que vai crescendo e desenvolvendo outras ferramentas de interação, precisa menos do corpo para transmitir o que quer ao outro.
As crianças estão recebendo os abraços dos familiares, mas elas sentem falta de outros pequenos para a convivência e troca de afeto
A pandemia trouxe uma mudança radical nas relações entre os seres humanos, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos.
Benefícios
Uma pesquisa da Universidade Médica de Viena, na Áustria, realizada em 2013, concluiu que o abraço faz bem tanto para a saúde física como mental, sendo não apenas um gesto de carinho. Dentre os benefícios, podem ser elencados a redução da pressão arterial, do estresse, da ansiedade e do medo, além da melhoria da memória.
Os mesmos efeitos positivos, e até mesmo da proteção contra a depressão, também foram comprovados por Sheldon Cohen, professor de psicologia da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, em estudo publicado em 2014.
Para o ator João Guilherme Fonseca, o Harã da novela Gênesis, exibida pela Record TV, o abraço é muito importante. E, aproveitando esse dia onde lembramos que esse simples gesto é tão grandioso, ele manda seu recado – “ para celebrar esse ‘dia do abraço,’ meu abraço vai para todas as famílias das vítimas de Covid, que infelizmente perderam entes queridos e que Deus conforte um coração deles. Que Deus, dê realmente um abraço nessas pessoas que perderam pessoas importantes em suas vidas, em suas famílias.” – Finaliza ele.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do Portal Universo Artistico