Kobra ganha mostra em São Paulo

As obras do artista Eduardo Kobra rodam por São Paulo através do projeto “Galeria Circular” até o próximo domingo (8). Com entrada franca, a mostra acontece todos os dias, das 09h às 17h, sempre em um lugar diferente.

A exposição comemora os 30 anos de carreira de Kobra. A mostra acontece dentro de um ônibus preparado exclusivamente para o projeto e que vem passando por 13 lugares da Grande São Paulo, sendo a maioria na periferia.

O artista que nasceu em São Paulo se orgulha de ver suas obras sendo expostas pela cidade. “Sonhei com esse projeto durante três anos. Tem tudo a ver com as minhas origens. Tudo o que fiz ao redor do mundo devo a São Paulo. Em dez anos realizei apenas duas exposições, ambas no exterior. Agora, temos esse ônibus que virou uma galeria, onde posso levar meu trabalho de acordo com o objetivo maior da arte pública: possibilitar a todas as pessoas o acesso à arte”, conta Kobra, que tem murais realizados em mais de 20 países.

Sobre o projeto “Galeria Circular” de Kobra
Galeria Circular Kobra
Em parceria com o Studio Kobra, a Dionisio.AG foi responsável pela produção e logística da exposição. (Foto: Divulgação)

O ônibus traz o diferencial de ser elétrico, com acesso para cadeirantes e dentro do conceito Frota Verde, que vai segue a filosofia de defesa ecológica do Kobra. Para a exposição, o veículo foi inteiramente transformado: iluminação, paredes, piso, retirada dos bancos e instalações. Ao fim do projeto, o ônibus voltará à configuração original e entrará em linha.

Além disso, houve a adaptação do espaço para a exibição de um inédito documentário, produzido pela Broken Glass Studio em parceria com a Dionisio.Ag. A produção conta a trajetória de Kobra e a preparação das obras para que ficassem adequadas ao tamanho e proporção do ônibus.

O veículo já ganha destaque logo em seu lado externo. Partes do mural “Etnias’, criado em 2016 para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foram adesivados. Na exposição, as pessoas entram pela porta dianteira do ônibus e poderão ver obras pintadas pelo mundo. A mostra traz ainda trabalhos inéditos do artista.

“Esperamos chegar a muitas pessoas com esse projeto. Nosso maior objetivo é levar a arte às pessoas que, na maioria das vezes, nunca entraram em uma galeria. É algo que devo a esta cidade que amo. Que foi e que permanece a base de toda a minha trajetória e para toda a minha inspiração”, diz o muralista, que já em setembro parte para a Itália para pintar no autódromo de Ímola uma obra sobre Ayrton Senna.

Sobre a Dionisio.AG
Galeria Circular Kobra
Em parceria com o Studio Kobra, a Dionisio.AG foi responsável pela produção e logística da exposição. (Foto:
Divulgação)

Formada por três jovens empresários, a Dionisio.AG é uma agência especializada em artes que nasceu com o intuito de conectar artistas à empresas e pessoas. Há quase dois anos, trabalham com a profissionalização do mercado em projetos comerciais e culturais.  A Dionisio.AG se responsabiliza por toda parte burocrática, curadoria, pré-produção, produção artística, pós-produção, logística e produção cultural dos seus projetos. O objetivo é tornar a relação entre o artista e o cliente mais leve, sem que haja preocupações.

Em parceria com o Studio Kobra, a Dionisio.AG foi responsável pela produção e logística da exposição. O trabalho incluiu a escolha dos fornecedores, acompanhamento do cronograma para o ônibus, organização da ação, infraestrutura interna e externa do veículo, produção de vídeos, liberação de pontos nos locais selecionados, parceiras com ONGs e institutos, coordenação do staff, entre outras frentes.

Para Victor Barros, sócio fundador da Dioniso.AG, trabalhar com uma das personalidades mais influentes do mundo artístico é uma grande oportunidade de reconhecimento no mercado. “É um privilégio para nós ter a oportunidade de trabalhar com o Kobra, um dos maiores e mais conceituados artistas do mundo. Ele é um grande exemplo para todo brasileiro que sonha com arte, como nós. Este projeto é um marco na nossa história!”, comemora Barros.

Para ele, o projeto é uma forma de levar a arte para regiões mais desvalorizadas de São Paulo. “Acreditamos no potencial da arte para educação e conscientização popular e que a exposição passará essa mensagem nas regiões que precisam do incentivo”, conta Victor.

“Galeria Circular” – Eduardo Kobra

Campo de Futebol – Rua Três Corações, altura do nº 474 – Jardim Noronha (ZS) – São Paulo
6 de setembro, das 8h às 17h.
Entrada Franca.

Projeto Novos Sonhos – Alameda Cleveland, 848 – Bom Retiro (Cento) – São Paulo
7 de setembro, das 8h às 17h.
Entrada Franca.

Praça Osvaldo Cruz – Em frente ao Japan House, esquina com Rua 13 de Maio – Avenida Paulista (Centro) – São Paulo
8 de setembro, das 8h às 17h.
Entrada Franca.