Os Mcs Coiote e Raposão comemoram neste domingo, 24/11, 25 anos de carreira com um super baile no local que originalizou a carreira artística da dupla.
O local escolhido foi o Campo do São Victor pertinho da Estrada da Posse e contam com o reforço de amigos da antiga que estão dispostos a fazer desse momento uma grandiosa comemoração.
Os artistas receberão Mc Marcinho, Danda e Taffarel, Mc Julaine, Mc Tuzinho , Mc Julinho , Dj Leo Kguey , Dj Washington e Dj Tripa.
A dupla com Dj Tripa
A festa que terá início às 14 horas e não tem hora para acabar tem o apoio da UZO e a equipe A COISONA agitando com o melhor do som.
A História de Coiote e Raposão por Lígia Modena do Jornal Extra
“Foi na festa da escola que tudo começou” e nunca mais parou. Há exatos 25 anos, “quando conversavam lá na praça”, dois amigos de Campo Grande se juntaram e, juntos, escreveram uma música. Mal sabiam os MCs Coiote e Raposão que o “Rap da Estrada da Posse” até hoje faria sucesso e deixaria a via e outros pontos da região na boca de muita gente.
— Nós tínhamos outras duas músicas, mas elas não empolgaram tanto como o “Rap da Estrada da Posse” — conta André Luiz Costa, o Coiote, que mora até hoje em Campo Grande: — Na década de 90, tinha um clube no bairro que fazia concursos de rap, e foi num deles que o produtor de Cidinho e Doca (outra dupla de funk da época) ouviu nossa música e falou: “Vocês precisam gravar”.
Coiote e Raposão ainda estão juntos e seguem cantando por todo o Brasil.
— Nunca paramos, e é o que a gente gosta de fazer. Acho que o país precisa de mais funk do bem, como o nosso — diz Alexsandro da Fonseca, o Raposão.
“A praça da música é a Praça São Victor, onde todo mundo se reunia antigamente. Éramos um grupo e ficávamos lá batendo papo e pensando em músicas. O rap estava em alta na época — lembra o funkeiro, que chegou a ter um conjunto com Raposão e mais três amigos, o Grupo da Amizade, antes de formar a dupla com o amigo: — A gente tinha bastante influência de cantores como Cidinho, Doca, Claudinho e Buchecha, que cantavam o rap melody, mais romântico. Aí resolvemos embarcar nessa”.
Na festa da escola, tudo começou…
Amigos desde a infância, Coiote e Raposão foram criados na Serra Alta e estudaram no mesmo colégio, o municipal Ernesto Nazareth, bem pertinho da Estrada da Posse, a tal escola onde “tudo começou”, como diz a letra do rap.
— Hoje a escola está bem diferente, mas toda minha referência vem de lá. Meu pai ajudou a colocá-la em pé, eu e Raposão nos divertíamos nas festinhas que rolavam — lembra MC Coiote, explicando sobre a música: — A menina do rap foi uma grande paixão da vida de Raposão, e eles se conheceram justamente na escola. Mas foi amor de adolescência.
A menina em questão se chamava Patrícia, e o romance durou um ano. Para Raposão, que tinha apenas 15 quando a namorava, ele tinha futuro, mas foi interrompido quando ela se mudou para o Espírito Santo.
— Os pais dela foram morar numa cidade de lá. Alguns anos depois, ela veio ao Rio e foi a um show meu, foi quando descobriu que era a musa do “Rap da Estrada da Posse”. Na época, eu já estava casado e ela, namorando — conta Raposão.

Fotos Jansen