Mostra de teatro online encerra nesse fim de semana

A mostra de teatro online E-Cena chega ao final de sua segunda temporada nesse fim de semana. A mostra traz uma programação que estimula o distanciamento social, intensificando as atividades de experimentação e criação no campo das artes cênicas em ambiente virtual. O projeto contou com mais de 250 colaboradores, entre artistas, técnicos, produtores e dramaturgos. Na exibição de todos os conteúdos, há um código QR da Sympla, link ou dados bancários (no fim da matéria), pelos quais o público poderá fazer a sua contribuição.

APTR - e-cena
Foto: Divulgação

Nessa semana, a campanha “APTR ao Lado do Trabalhador de Teatro” alcançou a meta inicial de 1000 profissionais do setor contemplados com o cartão VR de 500 reais. A cada dia que passa, em função da Covid-19, aumenta a dificuldade econômica do trabalhador de teatro e das artes que está impossibilitado de exercer o seu ofício. Por isso, a campanha vai continuar a fim de atender mais profissionais.

A busca por caminhos alternativos que abriguem a linguagem e que monetizem as cadeias criativa e produtiva do setor é essencial para a sobrevivência econômica em tempos de Covid 19. O segmento foi o primeiro a ser paralisado e com certeza será o último a retomar suas atividades.

Confira a seguir a programação completa da mostra e-Cena.

Cenas de Casa

Cenas de Casa é uma criação de Monique Gardenberg, Karen Acioly e Marta Paret que une teatro e audiovisual. São sequências de cenas teatrais interpretadas por atores enquanto realizam atividades cotidianas em casa. “Uma obra que reúne muitas outras e constrói um panorama sutil das artes vivas, em tempos de pandemia. De Goethe a Caio Fernando Abreu, passando por diversas linguagens cênicas”, conta Karen.

O espectador passeia por diferentes cômodos de uma casa e encontra um espetáculo teatral online que une diferentes textos, direções, concepções e interpretações. O repertório variado inclui textos de grandes autores de todos os tempos.

Terceiro Sinal

Textos e provocações de profissionais da cadeia produtiva do teatro sobre as sensações provocadas pelo terceiro sinal – impressões pessoais para Instagram, Facebook e Youtube. Nesta semana: Terceiro Sinais – Juntos.

Em tempos de isolamento, luta e perseverança, essa edição é uma homenagem aos que estão se desdobrando para dividir esperanças e semear força para que possamos regressar ao fazer teatral.

28 de junho, às 17h.

Na Coxi@

Live no Instagram, de até 1 hora, de artistas convidados. A APTR empresta o seu Instagram para que artistas conversem sobre cultura e o cotidiano na pandemia, num tom despojado, de conversa de camarim. Os artistas recebem o público em suas casas, ao vivo, para falar sobre vida e arte.

Estão confirmadas para este final de semana: Fabrício Boliveira com participação de Thalma de Freitas.

26 de junho, às 19h.

@to Musical

Live no Instagram, de até 1 hora, de artistas convidados. Eles apresentarão canções de sua preferência, conversando sobre espetáculos musicais e interagindo com o público. “Uma mostra dos musicais e seus intérpretes para alegrar a vida!”, diz Aniela Jordan, produtora cultural e curadora da ação.

Estão confirmados para este final de semana: Julia Gorman e Édio Nunes.

26 de junho, às 21h30.

APTR Convida

Um encontro cultural nos finais de semana de quarentena. Essa é a proposta do APTR Convida. Um bate-papo, mediado por Eduardo Barata (presidente da APTR), com importantes nomes da cena cultural brasileira e internacional. A transmissão do encontro é ao vivo e simultânea nas plataformas oficiais da APTR no Instagram, Youtube e Facebook. A ideia é conversar sobre a produção de arte, cultura e pensamento, valorizando histórias, resgatando memórias e debatendo assuntos que estão na ordem do dia. Tudo com foco na cadeia produtiva da cultura brasileira, suas ações e reverberações nos tempos atuais.

Estão confirmados para este final de semana: Ary Fontoura, Beth Goulart, Kelzy Ecard e David Junior (27 de junho, às 19h) e Ilana Kaplan, Érico Brás, Gregorio Duvivier, Marcos Veras e Yuri Marçal (28 de junho, às 21h).

Dados bancários

APTR – Associação dos Produtores de Teatro

CNPJ: 05.850.175/0001-01

Banco Itaú – Agência: 0272 – Conta: 71215-9

Mande o comprovante para: deposito.campanha.APTR@gmail.com dizendo se a sua doação é anônima ou pública.

Importante: você pode doar qualquer quantia!