TV Brasil visita Farol de Itapuã, na Bahia

O imponente Farol de Itapuã é o destino da série documental Faróis do Brasil desta quarta (22), às 21h, na TV Brasil. A torre náutica inspirou obras artísticas de gênios como Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes e Toquinho.

Embalado nos versos das canções que eternizaram a região, o programa visita os atrativos que envolvem o sinal náutico. O monumento é um dos principais pontos turísticos da capital baiana. Com apresentação da jornalista Tâmara Freire e direção de Ingrid Gassert, a série destaca as belezas naturais e a história do monumento.

Erguida em 1873, a construção tem uma estrutura com 21 metros de altura e torre metálica sobre base de alvenaria. Fincado no pontal onde se encontra a Pedra Piraboca, o famoso Farol de Itapuã foi o quinto da Bahia.

Apesar do mar calmo, a praia de Itapuã esconde rochedos que podem atrapalhar a navegação, motivo pelo qual se definiu a necessidade do farol. Atualmente, o equipamento de alerta emite uma forte luz branca a cada seis segundos, com alcance de 14 milhas.

A cerca de 30 quilômetros de Salvador, a antiga vila de pescadores é hoje uma das praias mais conhecidas e movimentadas do estado nordestino. As suas maravilhas da natureza inspiraram canções dos compositores Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes e Toquinho.

Sobre Faróis do Brasil
Tâmara Freire - Farois do Brasil - Farol de Itapuã - TV Brasil
Foto: Divulgação TV Brasil

Em episódios de 26 minutos, a produção dirigida Ingrid Gassert com apresentação da jornalista Tâmara Freire destaca as histórias e as belezas naturais de diversos faróis do país, alguns dos quais figuram como cartões postais em suas regiões.

A série apresenta, em formato de reportagem especial, informações sobre os principais faróis brasileiros. A primeira temporada investigou cinco construções da Região Sudeste, no Rio de Janeiro, enquanto a segunda mostra quatro da Região Nordeste, na Bahia.

Nesses locais, a apresentadora aborda a história do monumento e da cidade onde a construção está localizada. Ela também conversa com moradores da área que tenham forte ligação com o farol.

Os episódios semanais da série Faróis do Brasil contam com belas imagens aéreas dessas torres ao som de músicas relacionadas ao monumento visitado. Essa trilha sonora embala uma viagem em um universo de conhecimento

Produzido com equipe própria da emissora, o programa exibido toda quarta-feira às 21h tem horário alternativo na programação da TV Brasil. A série também pode ser acompanhada nos fins de semana, na faixa Domingo Descobertas, às 18h30.

As edições anteriores da produção documental pode ser acessadas no site do programa. A série realizada pelo canal público também podem ser vista no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS.

Faróis do Brasil – Farol de Itapuã

Quarta-feira (22), às 21h.

Domingo (26), às 18h30.

Na TV Brasil ou no aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS.