Centro Experimental de Teatro e Artes realiza o FESTCIRCO IGUASSU 2025


O evento acontece com programação totalmente gratuita


Entre os dias 04 e 07 de novembro, o Ponto de Cultura CETA – Centro Experimental de Teatro e Artes realiza o FESTCIRCO IGUASSU 2025, no Calçadão de Nova Iguaçu, com programação diversa de oficinas e apresentações circenses envolvendo cerca de 50 profissionais entre artistas e técnicos.


O objetivo do Festival é valorizar e difundir o universo circense em Nova Iguaçu, contando com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da cidade de Nova Iguaçu. Uma oportunidade para a população iguaçuana ter acesso e abraçar o Circo e sua tradição.


“FESTCIRCO IGUASSU 2025 nasce com a ideia de ser um tributo a esses pequenos Circos e sua peculiar maneira de sobreviver. A Baixada Fluminense na sua vida cultural, historicamente, sempre apresentou circos familiares que sobreviveram, ou sobrevivem, em pequenas comunidades e bairros populares, protegendo a sua tradição ‘aos trancos e barrancos'”, afirma Vânia Santos, atriz circense e diretora do CETA.


Dentro da programação gratuita do Festival, em 5 de setembro será celebrado o Dia Nacional da Cultura, com a apresentação do premiado espetáculo circense “Optcha!” – tributo ao povo cigano e tradição milenar do Circo. Logo em seguida será prestada uma homenagem a Escola Nacional de Circo da Funarte e aos mestres circenses: Delisier Rethy e em Memória: Robby Rethy, Jamelão Sigmaringa e Latur Azevedo.


O  FESTCIRCO IGUASSU 2025 também será espaço para a Oficina Circo com tecido e Lira, no Complexo Cultura Mario Marques de Nova Iguaçu e também uma apresentação do CETA Circo Show com variedades de números circenses. De acordo com  Vânia Santos, será um momento de levar o circo para as ruas de Nova Iguaçu.


“As artes circenses têm um papel transformador nas comunidades mais vulneráveis. Elas despertam o potencial criativo, promovem a autoconfiança e fortalecem o senso de pertencimento. Ao unir arte, disciplina e coletividade, o circo cria espaços de convivência e inclusão. Mais do que entretenimento, é uma ferramenta de emancipação social e esperança”, conclui.


Sobre o CETA

O Centro Experimental de Teatro e Artes é dirigido pela premiada atriz e circense Vânia Santos e, desde 1998, realiza o primeiro Circo Social da Baixada Fluminense, a “Oficina Permanente de Teatro e Circo”. Em 2011 o CETA foi  premiado no Encontro Nacional de Novas Metodologias Culturais, realizado pela FUNARTE. Em 2008 o Centro realizou a primeira “Baixada Encena”, Mostra Regional de Teatro de caráter associativo e cooperativo, consolidando-se, posteriormente, na Rede Baixada em Cena que, atualmente, conta com 17 grupos, sendo hoje o maior movimento regional de Teatro no estado.


Em 2017 o grupo ganhou Prêmio Shell de Teatro, uma das mais importantes premiações teatrais no Brasil. Atualmente, tem cinco espetáculos no seu repertório: “A Cerca”, “Roda..rodar..rodei!”, o monólogo “Perdoa-me por amar” e os espetáculos circenses: “Optcha!” e “Pequeno grande Circo Brasil”. Durante esses 27 anos formaram-se vários alunos que na busca de sua profissionalização, entraram para a Escola Nacional de Circo ou foram diretamente suprir a mão de obra dos pequenos circos familiares que circulam na região e no interior do Estado do Rio de Janeiro.




Programação FESTCIRCO IGUASSÚ 2025

Período: de 4 a 7 de novembro 2025

Locais: Praça Rui Barbosa (Calçadão de Nova Iguaçu), Complexo Cultura Mario Marques/Teatro Sylvio Monteiro situado na rua Getúlio Vargas, 51 Centro. Nova Iguaçu


05 de novembro (quarta)

Espetáculo Circense – Optcha! – Tributo ao povo Cigano

Horário: das 18hs

Local: Teatro Sylvio Monteiro/Complexo Cultural Mário Marques Público alvo: população em geral

Atendimentos: 120 pessoas


Cerimônia de Homenagens

05 de novembro (quarta) – Dia Nacional da Cultura Horário: às 19hs

Local:  Teatro Sylvio Monteiro

Público alvo: artistas e produtores culturais da Baixada Fluminense

Atendimentos até 120 pessoas


Programação – Oficinas

Vivência de Técnicas Aéreas (Tecido e Lira)

04 e 06 de novembro (terça e quinta)

Horário: das 18 às 20hs

Local: Complexo Cultural Mário Marques Público alvo; jovens a partir de 16 anos

Atendimentos até 20 pessoas


CETA CIRCO Show

07 de novembro (Sexta)

Números Circenses Variados

Horário: das 18:00 às 20:0hs

Local: Praça Rui Barbosa (Calçadão de Nova Iguaçu) Público alvo: população em geral

Atendimentos: 300 pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *