seg. dez 22nd, 2025

“Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito”

“Ainda dá tempo de trocar de chinelo para o réveillon?” Essa foi a reação de muitos depois da polêmica envolvendo a propaganda da Havaianas, que deve ter chegado até os seus ouvidos.

A tradicional empresa dos chinelos estreou um comercial com a atriz Fernanda Torres, recomendando algo inusitado para o seu fim de ano: não começar 2026 com o pé direito.

“Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito”.

Fernanda Torres na campanha da Havaianas

Apesar da narração de Torres continuar dizendo que as pessoas devem começar o ano com os dois péspolíticos da direita se manifestaram imediatamente nas redes sociais e um movimento de boicote à Havaianas se alastrou.

Ok, mas qual a relevância? 🩴 

Mais que um simples boicote, é o retrato de um país que persiste dividido às vésperas do ano eleitoral, mostrando que empresas, marcas e suas associações serão puxadas para dentro da disputa política.

  • No caso da Havaianas, a discussão ganhou ainda mais camadas quando internautas resgataram a história societária da Alpargatas, dona da marca.

A empresa já pertenceu ao grupo Camargo Corrêa, envolvido na Lava Jato, e depois foi vendida para a J&F Investimentos, dos irmãos Batista — conexões rapidamente interpretadas pelos críticos como alinhamento ao governo atual.

Atualmente, no entanto, a Alpargatas é uma companhia de capital aberto, com cerca de 29% de participação da Itaúsa e presença relevante de fundos ligados à família Moreira Salles entre seus principais acionistas.

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