Conhecido nacionalmente como apresentador e comentarista da Rede Globo, além de pesquisador e referência intelectual do carnaval, Milton Cunha terá parte de seu acervo de ternos icônicos, exibidos na exposição “Delírios e Brilhos da Sapucaí”. Acuradoria da mostra, está sob a responsabilidade de Célia Domingues, propondo um olhar artístico e antropológico sobre o figurino como linguagem, destacando os ternos como extensões do corpo e da performance de Milton Cunha.
“O Milton é sinônimo de alegria, de exuberância e hoje é impossível falar de carnaval sem fazer referência a ele. Os ternos trazem toda a essência, irreverência por meio do brilho e das estampas que já são uma assinatura dele”, diz a vice-presidente da ABAC.
A mostra acontece de 22 de janeiro a 10 de fevereiro, na ABAC – Associação Brasileira de Artes Carnavalescas, com entrada gratuita e o público poderá ver de perto todos os detalhes de cerca de 150 figurinos utilizados pelo artista ao longo dos últimos anos. As peças marcaram aparições televisivas, eventos culturais e momentos emblemáticos de sua trajetória, tornando-se parte indissociável de sua identidade pública.
“Esses ternos não são apenas roupas. São discursos visuais, narrativas de pertencimento, memória e celebração do carnaval como patrimônio cultural”, destaca Célia Domingues.
A Academia Brasileira de Artes Carnavalescas é um espaço que integra o projeto Reviver Cultural, da prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. No espaço, eventos e workshops gratuitos preservam e perpetuam a memória do Carnaval e de seus expoentes mais significativos. A instituição fica na Travessa do Ouvidor, nº 09 – Centro.
Serviço: Exposição “Delírios e Brilhos da Sapucaí”
Data: 22/01 a 10/02
Local: ABAC – Academia Brasileira de Artes Carnavalescas
Horário: De segunda a sexta: 10h às 18h | Sábado: 10h às 16h
Classificação: Livre
Entrada: gratuita
Endereço Travessa do Ouvidor 9 – Centro

