dom. jan 18th, 2026

Maxwell dos Santos lança livro sobre resistência de mulher negra no meio literário

O escritor capixaba Maxwell dos Santos lançou o romance À margem das letras, que denuncia o racismo estrutural, o elitismo intelectual e o silenciamento de mulheres negras no campo literário brasileiro. O lançamento é parte de uma série de ações simbólicas referentes ao Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher.

A obra está disponível gratuitamente em PDF (https://bit.ly/amargemdasletraspdf) e também pode ser acessada via Amazon e Kindle Unlimited (https://shre.ink/amargemdasletrasamazon).

Protagonizado por Mariah Lopes, uma jovem escritora negra e periférica, o romance apresenta os bastidores de uma feira literária fictícia no Espírito Santo. Convidada para a mesa “Narrativas insurgentes”, Mariah confronta Adrian Mesquita, intelectual branco que simboliza os mecanismos de exclusão presentes no cânone nacional.

A narrativa expõe as formas de violência simbólica que limitam a presença de mulheres negras nos espaços de prestígio da literatura: apagamento, exotificação, deslegitimação da autoria. Em um enredo de tensão e resistência, o livro propõe uma reflexão urgente: quem tem o direito de escrever, ser lido e ocupar espaços legítimos na cultura brasileira?

Com lirismo e crítica social, Maxwell dos Santos se conecta a uma linhagem de autoras negras como Conceição Evaristo, Cristiane Sobral e Eliane Potiguara, em uma obra que, ao dar voz a Mariah, amplia a escuta sobre as diversas violências enfrentadas por mulheres brasileiras,  inclusive aquelas que não deixam marcas visíveis, mas ferem profundamente.

By Filipe Fernandes

Amante da vida cultural carioca. Sempre em busca de uma exposição ou peça de teatro que me faça sair de casa.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *